quinta-feira, 14 de maio de 2009

AREIA NA CATRACA E NA CORRENTE


Lembro-me de uma época, não tão distante assim, quando eu ainda era uma criança, entrando na adolescência, quando ganhei minha primeira bicicleta como presente de natal. Foi uma festa, um sonho realizado. Certo dia, inventei de levar meu precioso presente de duas rodas à praia, pois queria mostrar para todo mundo a minha “bike”. O resultado daquele dia não foi muito bom. Ao retornar para casa percebi que a corrente e a catraca da bicicleta estavam cheias de areia misturada com a graxa e o óleo de lubrificação. Foi um terror, pois, quando eu começava a pedalar iniciavam os estalos frutos desta mistura, emperrando o movimento normal da engrenagem. Eu conseguia pedalar, mas com grandes dificuldades. E lá estava eu: Com uma linda bicicleta novinha em folha, mas que não desenvolvia da maneira esperada, porque estava cheia de areia na catraca e na corrente. Foi preciso retirar a corrente, desmontar a catraca, lavar tudo com óleo diesel e montar todas as peças novamente.
Existem crentes que possuem vidas mais ou menos como minha saudosa bicicleta: lindos externamente, mas que ainda não conseguiram se livrar das areias do passado nas correntes de suas vidas. São pessoas que já entregaram seus corações a Jesus, mas não suas vidas por completo. O resultado disso é que as engrenagens não trabalham livremente, de maneira bem lubrificada, criando o menor atrito possível. Costumo dizer que nossos corações tem várias portas, vários quartos, onde guardamos tudo. São quartos que precisam estar com as portas abertas para Jesus, pois Ele só entrará se deixarmos, Ele não vai forçar a fechadura ou arrombar as portas que não desejamos que sejam abertas, pois Ele mesmo diz, em Apocalipse “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei, jantarei com ele e ele comigo”.
Nossas bicicletas espirituais são mais ou menos assim: muitas coisas funcionam perfeitamente bem. A buzina, o guidão, o freio, a mola do banco, a pintura é linda, os cromados chamam a atenção de todos, mas muitas vezes existe areia na graxa da corrente ou da catraca. O pior de tudo é que existe crente que não se importa mais com o estalar da areia. Eles já conseguem pedalar em suas vidas tranquilamente, pois o desconforto dos estalos na engrenagem não lhes incomoda mais. Uma sonegação de impostos aqui, uma sentadinha na roda dos escarnecedores ali, uma fofoquinha crônica acolá, uma enganada no sócio da empresa mais à frente, um adulteriozinho mais tarde....tudo muito normal para alguns, pois “todo mundo faz”.
Temos que nos conscientizar que o único pó que Deus quer nas correntes de nossas vidas é o SAL do evangelho, para penetrar em nossas catracas e se misturar com o Espírito Santo que habita em nós. Essa mistura sim, é benéfica para nossas engrenagens. A Bíblia nos diz, em Eclesiastes, que o homem que passa sua vida toda sobre a terra e não se enche do bem, um aborto seria melhor do que ele. Palavras duras, escritas para corações duros, para vidas desregradas, para aqueles que brincam de ser crentes. Quem anda ou já andou de bicicleta sabe que não existe nada melhor do que pedalar suavemente, ouvindo apenas o som da borracha dos pneus no asfalto. Assim deve ser nossa vida cristã. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.


Claudio Brito 17.10.2007

2 comentários:

Anônimo disse...

Fala Cláudio,

Finalmente retornastes com os teus excelentes textos para reflexão Cristã!!!!


Abs.,

Kleber Rocha

Anônimo disse...

Vocês são um tremendo bando de alienados, bitolados sem opinião e sem capacidade lógica de raciocinar. Mas que diabos de analogia é esse de areia e óleo nas correntes? Estão ficando cada vez pior. Onde esse mundo vai parar com tanta lezeira religiosa?