sábado, 17 de abril de 2010

"LÁZARO, VEM PRA FORA!!"


(jOÃO 11:1 A 46)

De uma coisa podemos ter certeza. Após Jesus dizer estas palavras muitos dos que ali estavam chegaram à conclusão de que ele deveria estar louco. Como assim, “vem pra fora”?? Ora, Lázaro, o amigo querido de Jesus estava morto já há alguns dias! As irmãs do féretro, Maria e Marta, estavam desesperadas e, talvez, até decepcionadas com o suposto atraso do Senhor em ir ter com elas, pois restava ainda a esperança que Jesus pudesse reverter o estado de debilidade física daquele jovem quando apenas doente. Se as duas mulheres levassem em conta que tudo colabora para o bem daqueles que amam a Deus, não teriam ficado tão atribuladas. Se de fato já tivessem entendido o poder que havia sido outorgado a Cristo, o temor não existiria em seus corações.
Primeiro temos que perceber que a demora de Jesus em ir ter com elas de certa forma foi proposital. A Palavra diz que, após saber que Lázaro estava enfermo, ele (Jesus) ainda demorou dois dias para seguir viagem à Betânia, cidade daquela família. Ele também disse que “aquela enfermidade não era para morte, mas para a glória de Deus”. Então ele possuía um plano e tudo estava correndo de maneira que ele pudesse operar o milagre que já estava em seu coração. Ao chegar ao destino tinham-se passado quatro dias! Esse período foi importante, pois havia entre os judeus uma crença de que os espíritos dos mortos ficam pairando sobre o corpo durante três dias, até que seja de fato desligado do mundo material. Jesus demorou-se para não deixar a menor dúvida de que ele “buscaria” o espírito de Lázaro de volta, mesmo passados os três dias.
Marta, ao saber que Jesus estava chegando, correu até ele e, de certa forma, lastimou o fato de que Jesus poderia salvar seu irmão se tivesse chegado alguns dias antes, enquanto existia vida nele. Logo depois Maria vai demonstrar a mesma reação que sua irmã, ao dizer que se Jesus estivesse lá seu irmão não teria morrido. E esta é a primeira lição que podemos aprender com este episódio: até onde vai sua fé? Que Deus é este seu, que só pode fazer determinada coisa? Que só pode ir até certo limite? Que não pode fazer mais do que sua reles mente é capaz de entender? Quando pensamos na grandiosidade do Criador e no seu infinito poder, mesmo assim tentamos limitar suas capacidades e habilidades! Isso é normal, afinal, nossa mente é limitada e nosso conhecimento de Deus é quase sempre pequeno, não por falta de experiências com Ele, mas porque somos humanos, falhos, limitados e pecadores. Como posso entender completamente um ser imortal se eu sou mortal? Ou como entender um Deus Criador se eu só posso manusear e transformar as coisas? Como imaginar um Deus onipresente se eu só consigo firmar meu olhar em um ponto fixo por vez? Somos pequenos demais....
Depois de ser levado até onde o corpo havia sido colocado, Ele pede para que a pedra da frente do sepulcro seja removida, pedido este contestado por Marta, pois o cheiro mau do defunto já era latente. Mas mesmo assim, a pedra foi tirada. Jesus então ora ao Pai, para que as pessoas possam entender que Ele e o Pai são uma só pessoa. Então decreta naquele momento que Lázaro levante e venha para fora! A segunda lição que tiramos desse episódio é que as pedras (obstáculos) que estão nas nossas vidas, muitas vezes, devem ser retiradas por nós mesmo, pois são coisas que humanamente podemos fazer. Jesus poderia, com um simples pensamento, fazer a pedra rolar para o lado, mas pediu para que os homens a retirassem. Mas na hora de agir sobrenaturalmente, Ele mesmo, e mais ninguém, pôde realizar o milagre que não estava sendo esperado. Fazendo-nos lembrar que no campo do sobrenatural somente Ele tem o poder de agir, somente Ele detém o controle sobre a vida e a morte!. Daquela boca de sepulcro pôde-se ver um corpo enrolado em faixas sair andando, recebendo os raios de sol, recebendo vida novamente! Era Lázaro, o amigo amado de Jesus!!
Que nós não deixemos de crer no poder total e ilimitado de nosso Deus! Afinal, para quem do nada, fez surgir a matéria e criou tudo que existe, não há realmente algo que seja impossível Dele fazer!

Nenhum comentário: