sábado, 10 de abril de 2010

“Onde estavas tu quando Eu lançava os fundamentos da Terra?”


(Jó 38:4)

Essa é uma das frases mais poderosas existentes na Palavra de Deus. O capítulo 38 de Jó começa com essa pergunta feita por Deus e é seguida de mais algumas dezenas de outras direcionadas ao pequeno Jó. Pequeno não, ínfimo, diante da grandiosidade do Senhor. São perguntas que deixariam qualquer um de nós à deriva num mar de dúvidas e desconhecimento dos propósitos de Deus para a vida, para a humanidade, para o planeta, para o universo e mais: para mim e para você.
Jó estava numa situação calamitosa, física, mental, financeira e socialmente falando. Estava coberto de feridas pelo corpo, que coçavam o dia inteiro, havia perdido seus filhos, mortos num acidente, havia perdido os seus bens e só lhe restava uma esposa incrédula, que o aconselhava a amaldiçoar Deus e depois morrer. Para quem tinha uma vida tão boa, confortável e tranqüila tornava-se um pouco difícil entender o porquê de tanta desgraça acontecendo quase que simultaneamente. Como, alguém que era temente a Deus, que cumpria todas as obrigações da Lei de Moisés, que orava pelos filhos, que tinha uma vida reta diante dos olhos do Criador, poderia estar sendo açoitado pelas agruras do destino? Onde estava Deus enquanto ele passava por tanto desespero e dor? Por que Ele se mantinha calado e inoperante diante de tanta agonia de Jó? Sem blasfemar contra o Senhor, mas cobrando respostas, Jó se viu num estado de passividade tremenda:
“Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor”.(Jó 1:21)Essa frase saía de sua boca numa tentativa de justificar aos seus próprios ouvidos que o bem e o mal procediam do Senhor. Restava-lhe apenas acatar dos desígnios divinos. Diante do silêncio dos céus, Jó se retraiu e agonizou até o mais profundo de sua alma.
Uma das primeiras lições que podemos tirar desse episódio é de que devemos ter ao nosso lado pessoas que compartilhem da mesma fé que temos, pois nos momentos de angústia um pode dar força e apoio ao outro. A mulher de Jó não temia ao mesmo Deus que ele. E, ao invés de encorajá-lo, aconselhava-o a blasfemar contra o Senhor. Que tipo de companheiro (a) estamos procurando para nós? Servos e servas de Deus ou qualquer um (a) de qualquer lugar? Essa escolha é de suma importância para nossas vidas.
Uma segunda lição que podemos tirar é que tipo de fé é a sua? É aquela que é forte quando tudo vai bem? Quando você está empregado, com um bom salário, com carro na garagem, filhos bonitos crescendo, esposa fiel? E se as provações no meio do caminho baterem na sua porta? Será que você seria tão fervoroso quando o desemprego viesse? Se tivesse que vender o carro para pagar as dívidas? Se seu filho nascesse excepcional? Se a esposa lhe deixasse? Se você descobrisse que está com câncer? Você seria capaz de dizer que o Senhor dá e que Ele tira? E que bendito seja o Seu nome? Jó conseguiu dizer, mesmo sem ter uma maior compreensão de Deus.
Então, após um período de silêncio, Deus resolve falar. Não apenas isso, Ele resolve questionar Jó sobre as mais impressionantes coisas que acontecem no universo, mostrando que a existência de Jó e seus problemas não eram nada comparados à complexidade do cosmos, mas que, mesmo assim, Deus se importava com ele. “Cinge teus lombos como homem, porque agora Eu vou te perguntar e tu vais me responder...” Deus começa desta forma, e coloca seu interrogado diante da primeira pergunta: “Onde estavas tu, quando Eu lançava os fundamentos da Terra?” Era como se Ele dissesse: “Antes de qualquer coisa existir, Eu já existia e a terra que tu pisas, o planeta que tu habitas, Eu mesmo moldei na minha mente e com uma fagulha da minha vontade tudo começou a existir, pois Eu dei vida a tudo que respira, cresce e se desenvolve. Podes imaginar o meu poder? Podes questionar a minha vontade? Quando eu comecei a formar a terra tu só existias na minha mente, pois Eu sabia que em determinado tempo Eu permitiria o teu nascimento.” Que Deus maravilhoso! Quando vemos ao nosso redor pessoas que defendem certas doutrinas evangélicas, que minimizam Deus e o colocam como servo e não como Senhor, então podemos imaginar como essas pessoas não tem idéia da grandiosidade do Pai. Querem que seus desejos e caprichos sejam realizados a qualquer custo e ainda reforçam determinados pedidos com a Palavra quando alegam: “... a Tua Palavra diz...”, ou, então, “decretam” alguma coisa. Somente a graça de Deus já seria necessária para nossas vidas, mas as misericórdias Dele em nossas vidas servem de bênçãos e estas podem ser tanto espirituais quanto materiais, mas isso é uma decisão Dele. Temos certeza que Ele se alegra em muito com seus filhos que reconhecem quem é Deus, e que se colocam nos seus devidos lugares de servos e mordomos do Senhor.E você? É servo ou uer ser senhor?

Um comentário:

Unknown disse...

É intrigante como Deus age quando Ele perguntou a jó onde estavas quando Eu lançava os fundamentos da terra Ele mesmo(Deus) respondeu Quando eu comecei a formar a terra tu só existias na minha mente, pois Eu sabia que em determinado tempo Eu permitiria o teu nascimento.