sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

QUEM ESTARIA NO SEU INFERNO ??


Suponhamos que, por um instante, Deus delegasse a você a grande responsabilidade de escolher as pessoas que deveriam, pelo seu julgamento, ir para o inferno. Quem faria parte da sua “lista negra”? Vamos lá, deixe de falsa modéstia, dizendo: “Ora, quem sou eu para Deus me escolher...” Lembre-se, é apenas uma suposição, por isso, vamos trabalhar com essa remota hipótese. Diga-me, quem estaria na sua lista? Aquele infeliz que lhe batia no colégio na época em que você era criança? Nunca conseguiu esquecer dele, não é? Ou aquela chata que puxava seu cabelo ou que roubou seu namorado na adolescência? Talvez aquele professor que, só de pirraça, lhe deixou reprovado em uma matéria por menos de um ponto....é....esse com certeza vai estar na sua lista. Quem? Ah, sim, claro, aquela ex-namorada que te deixou por causa de um carinha que tinha mais “caráter” na carteira e uma “personalidade” de quatro rodas enquanto você andava de ônibus. Essa também, definitivamente, vai fazer parte da sua lista, ainda mais se você a considera como o grande amor de sua vida. Seu chefe? Bom....tem cada chefe por aí, não é mesmo? O cobrador do ônibus, que sempre fica com dez centavos do seu troco? Seu vizinho, quando coloca para tocar aquele brega “dos infernos”?
Mas não podemos esquecer daquele colega de trabalho que enche a sua paciência, ou aquele que fica ironizando a sua escolha religiosa e faz gracinhas dignas de um cruzado de direita no meio do nariz.... vai dizer que nunca deu vontade de socar a fuça daquele talzinho? Fala sério....
Mas saiamos do seu círculo de inimizades e de suas memórias traumatizantes e olhemos de maneira global para as incontáveis possibilidades de alguém ser lançado no inferno por você. Políticos? Claro, muitos você faria questão de empurrar pessoalmente da beira do abismo direto para o lago de fogo e enxofre. Ditadores? Assassinos? Traficantes? Drogados? Corruptos? Adúlteros?
Partamos agora para seu critério de avaliação. Você mandaria essas pessoas (ou as que estão passando pela sua cabeça agora) para o inferno baseado em que? No princípio da justiça divina ou no princípio da vingança (retribuição da ação ou omissão na mesma medida e maneira)?. Se sua base for o princípio da vingança, deixe eu lhe contar um segredo. Lá na epístola de Paulo aos Romanos, ele nos diz: “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor”(12:19).
Dessa forma fica complicado você querer uma punição à altura (ou à profundidade, já que estamos falando do inferno) uma vez que o próprio Deus está nos orientando a não buscarmos esse sentimento do mal chamado vingança. Confesse...acabei de lhe decepcionar, não foi? E se você não buscar a vingança mas esperar pela justiça (ou ira) divina espero que você esteja preparado para aceitar as ações de Deus, uma vez que essa justiça pode ser completamente diferente do que você imagina. Sabe aquele vizinho “bregueiro”? Pois é...a justiça de Deus pode ser que ele se converta, e mais! Na igreja que você freqüenta! Sabe aquela ex-namorada que te trocou por alguém granado? Não se espante se um dia, de acordo com a vingança de Deus, ela e o atual namorado se converterem na igreja que você freqüenta e venham cantar ao seu lado no coral! Você está preparado para esse tipo de justiça? Já pensou que alegria seria ver seu chefe chato aos pés de Jesus?!! Nossa! Seu chefe, um crente! Quem sabe, qualquer dia ele vai estar dando aula na Escola Bíblica Dominical!!E você vai ser aluno dele!! Hahahahaha!! Desculpe, desculpe...não pude me conter, por um momento imaginei sua cara de decepção com Deus..rssssss.
Agora, falando extremamente sério. Não esperemos que Deus utilize nossos parâmetros de justiça, de vingança, de retribuição. Sabemos que o salário do pecado é a morte, seja essa morte física ou espiritual. Sabemos que muitos, por suas vidas desregradas e irresponsáveis, vão morrer sem conhecer Cristo e, por isso, vão para o inferno mesmo. Mas, enquanto o homem é especialista em transformar bênçãos em maldições, nosso Deus é expert em transformar as maldições em bênçãos. Ele é especialista em pegar vidas quebradas e despedaçadas e transformar em vasos novos, prontos para serem usados. É justo que alguém, que passou a vida toda praticando o mal, de uma hora para outra mude de vida e tenha o mesmo “direito” que você tem de ir para o céu?? Sim! Primeiro porque não temos direito a nada, pois somos salvos pela GRAÇA de Deus e não por nossas obras ou feitos. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”(Ef.2:8). Deus não olha nosso “Curriculum Vitae” para nos conceder salvação. Ele olha para o coração das pessoas e não leva em conta o período da ignorância de cada um. “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam” (At.17:30).
Depois destas breves linhas espero que você pegue a sua lista de pretensos inquilinos do inferno e comece a orar por todos os nomes que estão lá e que talvez, até inconscientemente, já tivessem sido julgados e condenados por você ao fogo eterno, ao lugar de choro e ranger de dentes...

C.S.Brito
15.10.2008
Visite também: contoscristaos.blogspot.com

Nenhum comentário: